Sucesso do Programa Militar Paralímpico: Atletas conquistam 15 medalhas na Copa Brasil de tiro esportivo

por | jul 17, 2022 | Competições | 0 Comentários

No último fim de semana, nos dias 15 e 16 de julho, ocorreu o torneio da Copa Brasil de tiro esportivo no Rio de Janeiro, com a participação de 51 atletas vindos de 11 estados do país. Entre esses competidores, 19 faziam parte do Programa Militar Paralímpico (PMP) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), cujos principais objetivos são promover o esporte como uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida e identificar possíveis talentos.

Os representantes do PMP brilharam na Copa Brasil, conquistando um total de 15 medalhas, das 39 disponíveis (sendo três de ouro, seis de prata e seis de bronze). Destaque para o atirador paranaense Sérgio Vida, que subiu ao pódio nas três provas em que competiu na capital fluminense (confira a lista completa abaixo) e estará entre os atletas brasileiros que participarão do Mundial de tiro esportivo em Lima, Peru, agendado para os dias 19 a 29 de setembro.

Luis Fernando Cavalli, assistente do Departamento de Desenvolvimento Esportivo do CPB e responsável pelo PMP, considera que o desempenho alcançado na Copa Brasil demonstra que o programa tem alcançado seus objetivos. Ele analisa: “Observamos um crescimento significativo no número de atiradores inscritos nas competições organizadas pelo CPB por meio do PMP. Isso aumenta as chances de descobrirmos mais talentos nessa modalidade. Na Copa Brasil, 37,2% dos competidores eram integrantes do programa.”

Antes do torneio, seis atletas do PMP participaram da Clínica de Acesso ao Alto Rendimento em Tiro Esportivo (CAARTE), realizada no Centro de Capacitação Física do Exército – CCFEx, também no Rio de Janeiro. Esses atiradores conquistaram um total de seis medalhas na Copa Brasil: uma de ouro, três de prata e duas de bronze.

A Clínica foi promovida pelo CPB, por meio do PMP, em parceria com o Exército Brasileiro, durante os dias 10 a 16 de julho. Além dos treinamentos diários, o evento contou com palestras ministradas por atletas de alto rendimento da modalidade, como Alexandre Galgani, único representante brasileiro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, detentor de três títulos na Copa Brasil e também convocado para o Mundial de Lima.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *